Descrição

Diante da proposta educacional dos Institutos Federais para a formação do estudante do Ensino Médio Integrado que visa uma organização educacional pautada na superação da dualidade curricular historicamente construída na educação brasileira, o objetivo da presente proposta é elaborar e construir uma forma de trabalho institucional que integre as coordenadorias de ensino, pesquisa e extensão dos câmpus para a proposição de ações que integrem o tripé institucional. Inicialmente, o grupo de coordenadores, em conjunto com os docentes dos cursos, fariam a identificação dos conhecimentos curriculares das diferentes áreas que possam se constituir em projetos temáticos dos cursos que possibilitem as ações integradas do ensino, pesquisa e extensão, se constituindo como espaço pedagógico que conduza os estudantes e professores a integrarem suas práticas de ensino nas aulas de maneira inseparável às ações de pesquisa e extensão. Após a identificação desses conhecimentos, os cursos, juntamente com as coordenadorias de ensino, pesquisa e extensão, irão estruturar os projetos que farão parte do currículo do curso, vinculados à carga horária dos cursos do Ensino Médio Integrado.

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